
Risoto de Cogumelos | Por Isa Scherer
Para: 2 porções
Instruções:
Risoto:
- 4 cogumelos portubelo
- 10 cogumelos paris
- 1/2 xicara de shitake seco
- 1 alho
- tomilho
- 1 cebola em brunoise
- 1 xicara de arroz arbóreo ou carnaroli
- 1 taça de vinho branco
- sal
- pimenta do reino
- caldo de legumes caseiro (faz toda a diferença)
- 1 xícara de parmesão ou grana padano ralado
- 3 colheres de sopa de manteiga
- salsa
- cebolinha
- azeite trufado
Caldo de legumes:
- 2 cebolas cortadas em 8
- 2 cenouras em rodelas
- 2 talos de salsão
- 2 folhas de louro
- tomilho
- sementes de pimenta do reino
Acrescente todos os ingredientes em uma panela e ferva em fogo baixo por 2 horas. Ou em fogo alto por 1 hora. Peneire e reserve.
Começe hidratando o shitake seco com algumas conchas do caldo de legumes fervendo ou água.
Corte os cogumelos portobello em tiras e os cogumelos paris em 4. Esquente em fogo bem alto sua panela, acrescente metade dos cogumelos com 1/2 colher de manteiga, azeite de oliva e não mexa. Deixe dourar bem por aproximadamente 4 minutos sem mexer. Queremos deixar os cogumelos com uma nota amendoada e para isso precisamos que ele caramelize e não cozinhe. Para que isso aconteça, ele não pode soltar água, por isso o fogo muito alto e por isso não mexemos. Quando o primeiro lado estiver bem douradinho, ai sim podemos mexer os cogumelos e temperar com sal, pimenta do reino e jogar na panela o tomilho e o alho inteiros mesmo. Depois vamos retirar. Reserve. Repita o processo com a outra metade dos cogumelos e reserve.
Na mesma panela, acrescente a cebola em brunoise até suar. Depois entre com o arroz, e refogue por alguns segundos. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Assim que evaporar, entre com o shitake hidratado, o líquido dele e algumas conchas do caldo de legumes fervente.
Não pare de mexer, deixe ir secando o líquido e vá adicionando mais caldo aos poucos até dar o ponto. Esse processo de mexer e acrescentar líquido aos poucos é o que garante um risoto cremoso.
Queremos o grão cozido, porém al dente e com bastante caldo. O risoto “certo” é o que você coloca no prato e ele “escorre”, não fica blocado no meio do prato.
Assim que estiver al dente, desligue a panela e acrescente o queijo, 2 colheres de sopa de manteiga (a manteiga com o queijo e esse caldo restante vão se misturar, emulsionar e criar aquela cremosidade classica de um bom risoto).
Prove de sal e pimenta. Ajuste. Finalize com salsinha, cebolinha e azeite trufado (pouco, não queremos que ele roube todo o sabor do nosso risoto.
E pronto!!!! Uma receita deliciosa de comer e de fazer com o seu amor ❤️
Ingredientes